top of page
Search
Arruma lá!

3 tipos de acabamentos de tintas para sua casa. Conheça os tipos de tinta e como ou quando usá-la

Quem te disse que os tipos de tintas são todos iguais, hein? Existem tipos de tintas diferentes e conhecer a diferença e a funcionalidade de cada uma, sem dúvidas, vai te ajudar muito na hora de pintar a sua casa.

Pra começar, já anota aí: existem tipos de tintas mais comuns, como por exemplo a fosca, a semibrilho e a com brilho. Cada uma possui suas características e efeitos.

Saber o que diferencia cada tipo de tinta não é tão complicado, quer ver?

Tinta de acabamento fosco

A tinta de acabamento fosco tem uma vantagem, em relação aos demais tipos de tintas: camuflar defeitos, não permitindo que as imperfeições da parede fiquem nítidas. Essa é uma excelente opção de tintas para áreas de pouca movimentação do imóvel.


A tinta fosca também não reflete muito a luz, absorvendo bem a luz do ambiente. Isso ocorre pelo fato desse tipo de tinta ter uma quantidade de resina bem menor.


Esse tipo de tinta, promove requinte ao ambiente, e consegue ainda trazer uma estética apurada e uniforme.

É importante lembrar que acabamentos de tinta foscos são mais difíceis de manter limpos do que outros acabamentos de tinta. Ou seja, eles sujam mais facilmente. Sendo assim, tintas foscas não são indicadas para áreas constante movimentação, como cozinhas e salas. Ela tem a estrutura mais opaca, de aspecto mais aveludado. Exatamente por tal característica, é um tipo de tinta que mancha com maior facilidade em comparação com outras. Optar por cores mais escuras é uma boa dica para não ter esse tipo de problema.

Tinta de acabamento semibrilho

Essa é um pouco mais brilhosa. Então, se você percebe que o ambiente pede que a parede reflita de forma mais intensa as luzes, a tinta com esse tipo de acabamento é uma ótima alternativa! Uma outra vantagem é que essa é uma tinta que deixa a parede bem mais fácil de limpar.

O acabamento semibrilho promove às paredes, uma excelente resistência ao desbotamento e manchas na pintura. Além disso, caso tenha que lidar com problemas como mofo, por exemplo, a tinta semibrilho também se mostra mais resistente. Isso acontece pelo fato dela ter uma característica de maior impermeabilidade.

Mas um ponto importante: certifique-se de que a parede que receberá a tinta seja bem lisinha. Caso contrário, é bem comum que ela ao invés de encobrir possíveis defeitos, ressalte as imperfeições.


Esse tipo de tinta também é capaz de aumentar tanto a vida útil do reboco quanto da textura.

E pra terminar, mais uma dica: se você quer que as paredes tenham um brilho bem intenso, capriche nas demãos. Quanto mais demãos, maior o brilho e destaque.

Tinta de acabamento acetinado

Agora, pense em um ponto de equilíbrio entre o acabamento semibrilho e o fosco. Pensou? Essa é a tinta acetinada!


Esse é um acabamento intermediário, sendo uma alternativa eficaz quando estamos em dúvidas sobre a tinta fosca ou semibrilho. Por ter um certo brilho, ou seja, um tanto quanto mais discreto, as imperfeições não são tão intensificadas.

Comparando com a tinta fosca, é mais fácil de limpar também. Por ser um acabamento considerado elegante, há muita procura por tintas acetinadas.


Ficou na dúvida se deve escolher ou não o acabamento acetinado? Pense o seguinte: esse é o acabamento que é indicado para quando você não quer muito brilho, mas busca algo além do fosco, e quando suas paredes não estão muito defeituosas.


E agora, ficou mais simples de decidir qual acabamento de tinta é o ideal para sua casa?


142 views0 comments
bottom of page